Lighthouse é uma ferramenta automatizada de código aberto que aprimora a qualidade de apps da Web. Ele pode ser executado como extensão do Chrome ou na linha de comando. Informe ao Lighthouse um URL que você quer auditar. Ele executará uma série de testes na página e gerará um relatório sobre o desempenho da página. Nesse relatório, você poderá usar os testes que apresentaram falha como indicadores do que pode ser feito para aprimorar o aplicativo.

Observação: No momento, o Lighthouse se concentra principalmente em recursos de Progressive Web Apps, como Adicionar à tela inicial e suporte ao modo off-line. No entanto, o objetivo geral do projeto é oferecer uma auditoria abrangente de todos os aspectos da qualidade de um app da Web.

Primeiros passos

O Lighthouse pode ser executado de duas formas: como extensão do Chrome ou como ferramenta de linha de comando. A extensão do Chrome oferece uma interface mais fácil de usar para a leitura de relatórios. A ferramenta de linha de comando permite que você integre o Lighthouse a sistemas de integração contínua.

Extensão do Chrome

  1. Baixe o Google Chrome 52 ou posterior.
  2. Instale a extensão do Chrome do Lighthouse.
  3. Acesse a página que quer auditar.
  4. Clique no ícone do Lighthouse na barra de ferramentas do Chrome.
  5. Após clicar no ícone, você deverá ver um menu.
  6. Se você quiser executar somente um subconjunto das auditorias, clique no botão Options e desative as auditorias que não quiser executar. Role para baixo e pressione OK para confirmar as mudanças.
  7. Clique no botão Generate report para executar os testes do Lighthouse na página aberta no momento.
  8. Após a conclusão das auditorias, o Lighthouse abre uma nova guia e exibe um relatório com os resultados da página.