“Como posso fazer meu site WordPress carregar mais rápido?” é uma pergunta muito frequente, e algo que eu estava me perguntando quando meu site www.goodpixel.com.br estava muito lento, com tempos de carregamento da página de 15+ segundos. Isso era ruim em termos de uso do site por parte dos meus visitantes – e o Google também não gostava nada disso.

Você pode testar o desempenho do seu site usando ferramentas on-line gratuitas, como Pingdom ou GT Metrix. O GT Metrix dá-lhe uma página de resultados que descreve onde você pode estar errando – o que o torna muito mais fácil planejar o que precisa ser feito para corrigir.

Abaixo está uma lista de coisas que eu fiz para tornar meu site mais rápido e chegar a um tempo muito mais razoável com cerca de 3-4 segundos na abertura.

1 – Comprimir e redimensionar imagens

WP Smushit > Eu sempre comprimo minhas imagens antes de enviá-las para o site para que elas já subam otimizadas, mas adicionando o plugin Smushit  consegui  reduzir seus tamanhos de arquivo ainda mais. Algumas imagens estavam sendo re-dimensionadas via CSS porque suas dimensões reais de pixel foram maiores do que o das dimensões da tela. Para estas, eu tive que redimensioná-las manualmente para terem as dimensões corretas.

2 – Cloudflare CDN

Cloudflare > Distribui seu conteúdo em servidores ao redor do mundo, por isso o carregamento de arquivos ocorre mais perto de seus visitantes (acelerando seu site). Muitos hosts (incluindo SiteGround web hosting) terão uma fácil ativação de 1 clique no seu cPanel, por isso leva 2 segundos para obtê-lo em funcionamento.

Lembre-se de desativar o Cloudflare em seu host quando você estiver fazendo edições em seu site para que você possa realmente ver as mudanças que você faz. O modo de desenvolvedor irá desativar Cloudflare durante 3 horas e automaticamente reativá-lo no caso de você esquecer!

3 – Plugin de Cache

WP SuperCache > Existem algumas opções diferentes para os plugins de cache, mas eu estou usando WP SuperCache que gera arquivos HTML estáticos a partir do WordPress. Uma vez que os arquivos html são gerados no seu servidor de hospedagem – o site irá utilizar os arquivos HTML, em vez de ter de processar os scripts PHP.

4 – Retire sequências de consulta de recursos estáticos

Remove query strings from static resources > Este plugin faz exatamente o que diz na lata. Recursos com um “?” Ou “&” na URL não são armazenados em cache por alguns servidores de cache proxy, movendo a string de consulta e codificando os parâmetros na URL irá aumentar o seu desempenho site WordPress de modo significativo.

5 – Desempenho com WP Score Booster

WP Performance Score Booster > Este plugin irá:
1) Remover qualquer string de query dos recursos estáticos como CSS e Javascript
2) Habilitar a compressão GZIP (comprime texto, html, javascript, css, xml e outros)
3) Adicionar Vary: Accept-Encoding header
4) Define o tempo de expirção de caching (leverage browser caching).

6 – Apague revisões de página e posts do WP

WP-Optimize – Eu tinha mais de 1000 revisões post / página que foram acrescentando peso no banco de dados , e não eram realmente necessárias . O plugin WP-Optimize permite apagar rapidamente estas (e outras entradas que ocupam o seu banco de dados) e liberar o seu banco de dados para conseguir tempos de processamento mais rápidos.

7 – Hosting Upgrade

Siteground > Eu tenho usado a Siteground já há alguns anos e definitivamente é uma das melhores e mais eficientes empresas de hosting que conheço. O ganho em desempenho é notado logo após a migração, e os recursos como a ativação do PHP7 entre outras melhorias faz realmente seu site ficar mais rápido e isso se reflete na boa experiência do visitante ao navegar pelas páginas de se site!

 

Pin It on Pinterest