O Google está implementando um novo conceito de carregamento para os sites mobile chamado Accelerated Mobile Pages ou simplesmente AMP. Vamos entender o que é o AMP – o que pretende, quem deve implementar, e como fazê-lo.

O que são Accelerated Mobile Pages? O que é AMP?

O projeto Accelerated Mobile Pages (AMP) visa fazer que as páginas de sites sejam carregadas instantaneamente no celular. A web é lenta para muitas e muitas pessoas, na verdade, a maioria das pessoas que usam a internet hoje, o fazem através de um celular, muitas vezes um 2G ou, por vezes, conexão 3G. Para fazer com que as páginas sejam carregadas instantaneamente o AMP restringe o que você pode fazer em páginas HTML – o design extravagante é retirado em favor da velocidade. AMP é muito mais uma função para melhorar a experiência de uso do seu usuário.

As páginas AMP devem parecer com uma versão muito simplificada das páginas da web normais, mas com todo o conteúdo importante.

Nem todos os anúncios funcionarão em AMP, nem todas as análises e estatísticas irão trabalhar com AMP. Todo o “excesso” de suas páginas é dispensado no AMP, até mesmopartes de layout como links que você pode ler utilizado ao construir seu tema, modulos laterais, rodapé, etc.

Qual plugin(s) devo usar?

Há um bom plug-in criado pela Automattic, que permite utilizar o AMP em seu site:

banner-amp

Quando você habilita este plugin, todas as URLs de seu site terão uma versão /AMP. Então você pode ir para qualquer lugar, adicionar /amp/ para o final da URL e você verá a versão AMP. Ele usa o logotipo do site que você definir na área Customizer do seu tema WordPress, mas com a diferença de que aqui  você não adiciona qualquer estilo. Se você estiver buscando o mínimo, basta instalar e ativar este plugin e está feito. O plugin não tem configurações.

Caso queira mudar o estilo de suas páginas AMP e se certificar de que o Google ainda faz o rastreamento dessas páginas com o Analytics terá que usar um segundo plugin que trabalha em cima do plugin AMP, que lida com tudo isso, ele é chamado PageFrog:

pagefrog

Este plugin permite que você mude o estilo das páginas AMP, por exemplo, escolhendo a cor da barra superior, mudando o logotipo e mais alguns truques simples. O plugin também lida com Facebook Instant Articles, um tema que abordaremos mais tarde.

Como isso funciona com Yoast SEO?

O plugin AMP pela Automattic usa um conjunto padrão de metadados, que é, por vezes, se você estiver usando Yoast SEO, não os metadados mais ideal. É por isso que nós construímos um pequeno plugin que “cola” Yoast SEO e AMP muito bem juntos. É apropriadamente chamado Glue para Yoast SEO e AMP:

blog-yoastglue

 

Resumo para usar os benefícios do Google AMP em seu site WordPress:

  1. Instalar e ativar o plugin AMP e verificar a aparencia de suas páginas AMP.
  2. Instalar e ativar o plugin Pagefrog e mudar o estilo para se ajustar a sua marca.
  3. Vá para o menu de Formatos Móveis do Pagefrog clique em ADD clique no Analytics para integrar com o Google Analytics.
  4. Você está usando Yoast SEO? Não se esqueça de instalar e ativar o plugin Glue. Ele não tem quaisquer definições por enquanto.

 

 

Matéria original aqui >>> Yoast SEO Blog Oficial