Usar ou não um CMS em meu projeto? E qual escolher?

Esta é uma questão polêmica, e com certeza ambos os lados (usar ou não um CMS) tem seus pontos positivos e negativos. Ao contrário do que muitas pessoas pregam, nós acreditamos e recomendamos o uso de um CMS conhecido e amplamente utilizados. E nesta lista estão principalmente o WordPress e o Joomla.

Mas vou analisar a questão do ponto de vista do cliente, proprietário de um site que precisa de manutenção e auxílio para pequenas mudanças e alguns ajustes visuais… Sei que é uma posição pessoal, mas tenho em mente alguns pontos importantes para você, como cliente, levar em consideração ao escolher se fará um site em HTML, em PHP puro e codificado à mão, com um CMS desenvolvido por sua agência, ou com o WordPress ou Joomla.

Vou tentar enumerar alguns pontos:

  • É mais fácil encontrar um profissional que conheça o Joomla/WordPress ou alguém que conheça o sistema XPTO da agencia XPTO (que nunca se ouviu falar) para os ajustes em seu site?
  • Se quiser implantar uma ferramenta complementar, tipo um plugin de quizz, será mais facil encontrar nos sites especializados em extensões para o Joomla/WordPress ou terá que contratar alguém para programar isso para você?
  • Qual o custo de um plugin para formularios avançados para captura de Leads em um grande CMS, comparado ao de contratar um programador?
  • Se precisar de informações rápidas para uma dúvida, seria mais encontrar nos grupos e fóruns de discussão de um grande CMS, ou ter que recorrer ao email e entrar em cntato com a agencia desenvolvedora?
  • Se você decidir fazer um ajuste visual, alterando todo o padrão de cores e disposição do site, conseguiria um modo rápido para isso (alterar o tema)?
  • Para integrar sistemas externos, como um CRM ou listas de email marketing, teria opções gratuitas e rápidas à sua disposição?

 

Bom, eu poderia continuar colocando diversos pontos aqui, mas creio que sirva como ponto inicial aos seus questionamentos ao escolher a plataforma para seu próximo website!